Blog
9 Dicas especiais para assentar piso de granito

9 Dicas especiais para assentar piso de granito

Equipe IPC Engenharia

Saiba como assentar piso de granito e evitar manchas na pedra.

 

Como assentar piso de granito? Sabemos que cada etapa de uma obra é primordial para evitar problemas futuros e, na hora de colocar o piso do seu imóvel isso não seria diferente. Por esse motivo, nesse artigo vamos te dar algumas dicas de como você deve fazer esse assentamento do granito e de outros tipos de piso.

Vamos lá?

 

1 - Escolha profissionais especializados

Escolher um profissional apenas pelo preço pode sair caro no futuro. Para evitar que o seu piso seja mal feito, uma das primeiras coisas a se fazer é encontrar um profissional que tenha experiência, afinal você não quer um piso torto, com um acabamento ruim ou que saia com pouco tempo de uso. Esse profissional te orientará em todos os processos para que tudo fique como você sonhou.

 

2 - Planeje

Antes de sair colocando o piso de qualquer jeito é preciso planejar e pensar como será esse piso. Ele será colocado na diagnonal, intercalado ou vertical? No caso do granito e do mármore, observe as pedras e seus veios para que haja uma harmonia entre elas e o seu piso fique ainda mais bonito.

 

3 - Limpeza

Uma das etapas para um bom assentamento é a limpeza do contrapiso. Nesse momento é necessário tirar toda a sujeira, inclusive as mais pesadas, para que no futuro o piso fique mais alinhado e a argamassa tenha maior aderência.

 

4 - Não assente pisos úmidos

Se o seu granito, mármore, cerâmica, madeira ou qualquer outro tipo de piso estiver úmido, o melhor é esperar pelo menos 48h para que ele seque e seja colocado.

 

5 - Impermeabilização do contrapiso de áreas molhadas

Faça a impermeabilização de contrapisos de áreas, como banheiros, cozinhas ou varandas.

 

6 - Use as ferramentas certas

A escolha das ferramentas certas facilitará a instalação, como: cortador de piso profissional ou serra, desempenadeira dentada de ação, martelo de borracha para piso e cruzetas de plástico.

 

7 - Escolha produtos de qualidade

Escolha produtos de qualidade para assentar o seu piso e contrapiso e verifique as orientações de uso de cada produto.

 

8 - Verifique a espessura da pedra

Nem todas as pedras (granitos e mármores principalmente) possuem a mesma espessura, por isso é importante que na hora de assentá-las isso seja checado. Para manter todas no mesmo nível o profissional deve utilizar mais ou menos massa para manter todas as pedras na mesma altura.

 

9 - Assentamento de granitos claros

Os granitos de cor clara têm probabilidades de surgirem manchas amareladas, por isso algumas informações são importantes e podem evitar que isso ocorra:

  • Passe o rejunte após 7 dias do assentamento;
  • Utilize argacola branca e não argamassa para o assentamento;
  • Não use barro na argamassa para evitar contaminação com resíduos de tijolos e outros.

 

Nesse artigo você aprendeu algumas informações que podem te ajudar a planejar o seu próximo assentamento de piso e evitar que o seu dinheiro sai pelo ralo com escolhas erradas, seja de material ou de profissional.

Se gostou do texto, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog!